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I-FINS E PRINCÍPIOS NORTEADORES DA PRÁTICA EDUCATIVA.
A Casa da Criança Pão de Santo Antônio na sua missão de educar, tem como finalidade oferecer atividades que despertam o interesse das crianças para as quatro relações fundamentais que lhe facilitam construir a felicidade para si e para os outros: Relações construtivas consigo mesmo; com os outros; com o mundo; com Deus, de maneira que suas diferenças individuais possam ser vivenciadas com liberdade e independência pessoal dentro do processo educativo onde essas possam desenvolver sua criatividade, na conquista de sua autoconfiança. A filosofia da Casa da Criança baseia no princípio cristão e psicopedagógicos , convergindo dentro espaço creche escola, onde o Educar é propiciar condições que garantam a construção dos conhecimentos da realidade social e cultural, favorecendo o desenvolvimento das possibilidades humanas, corporais, afetivas, emocionais, cognitivas, éticas e estéticas, por meio de situações de cuidados, de brincadeiras e de aprendizagens orientadas. Nós como parceiros da Secretaria de Educação queremos que exista:
- A vitalidade que propicia renovação constante em busca da qualidade.
-A sensibilidade que percebe os mais delicados sentimentos
-A ternura que acolhe amorosamente todas as pessoas.
-A sabedoria que revela o caminho da verdade;-A firmeza que rejeita o que é contra a vida, para nos tornarmos pessoas independentes e livres, capazes de ouvir a voz da vida e com ela aprender o segredo de aprender.
A infância é a fase das brincadeiras e é por intermédio das atividades lúdicas que a criança tem oportunidade de vivenciar situações da vida adulta, assimilar a cultura do meio em que vive e a ela se integrar, adaptando e modificando as condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a cooperar e conviver com seus semelhantes.

* Brincar é um contexto educativo muito amplo e prazeroso, leva a criança a adquirir hábitos e atitudes essenciais para seu convívio social, permitindo-lhe vivenciar vários papéis importantes e significativos para o seu crescimento pessoal.

* As brincadeiras podem ser em grupo ou individuais.

* As brincadeiras com blocos, toquinhos e outros materiais de construção desenvolvem o conhecimento-físico e o lógico-matemático de relações.

Os Jogos na Infância
Os jogos em grupo contribuem, de maneira geral, para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Os jogos com regras ajudam o desenvolvimento moral, pois exigem cooperação ao estabelecer as regras e aceitar suas consequências. São ótimos contextos para se pensar sobre igualdade de direitos e ideias sobre justiça. Quando uma regra é infringida, há oportunidade de discutir pontos de vista e negociar.

Muitos jogos ajudam as crianças a descentrarem-se, ao imaginarem o que outra pessoa está pensando ou qual vai ser sua jogada. Outros envolvem o raciocínio lógico-matemático de relações espacial, temporal e podem facilitar a compreensão de conceitos mais abstratos que serão trabalhados mais tarde, tais como velocidade, área, força, etc.

A ludicidade é um espaço interativo de ações coordenadas em que as crianças constroem e apropriam-se de conhecimentos e habilidades no âmbito da expressão da linguagem, da cognição, dos valores e da sociabilidade.

a)Princípios éticos: da autonomia, da responsabilidade, de solidariedade, da justiça, do respeito ao outro e ao bem comum;

b)Princípios Políticos: do exercício pleno da cidadania e do respeito á ordem democrática;

c)Princípios Epistemológicos: que proporcionam ao educando a liberdade do pensamento, da autodeterminação, da conquista do seu espaço, que estimulem o autoconhecimento e o desenvolvimento do espírito de partilha;

d)Princípios pedagógicos: que proporcionam ao educando o “aprender a aprender, o aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser”.

e)Princípios estéticos: que estimulem á criatividade, a curiosidade, a emoção as diversas manifestações artísticas e culturais.

Os RCN operacionalizam o processo educativo das crianças de zero a três anos e de quatro a seis anos, em dois âmbitos de experiências: Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo. Ressaltam que esse tipo de organização tem um caráter instrumental e didático para despertar nos professores a consciência de que a construção de conhecimento se processa de maneira integral e global. Assim a prática educativa deve estabelecer as inter-relações entre esses dois âmbitos. Formação pessoal e social.

Refere-se às experiências que favorecem a construção da identidade da criança e a conquista da autonomia. Envolvem as complexas questões do desenvolvimento de suas capacidades afetivas e cognitivas no aprender a ser, a conviver consigo mesma e com os outros, num clima de respeito e confiança. Tem como eixo de trabalho: identidade e autonomia.

Conhecimento de mundo Refere-se às relações que a criança estabelece com os objetos do conhecimento e a construção das linguagens que são formadas de expressão e comunicação de sentimentos, ideias, conflitos que acontecem na apropriação que ela faz do meio sociocultural em que vive. As linguagens propiciam também à criança uma leitura de mundo e sua inserção na sociedade.

O documento Referencial destaca os seguintes eixos para nortearem o conhecimento de mundo: Linguagem oral e escrita, Matemática, Artes visuais, Música, Movimento e Natureza e Sociedade.

II-MISSÃO E OBJETIVOS INSTITUCIONAIS

A Escola Casa da Criança “Pão de Santo Antônio”, tem por objetivo:

- Manter a Educação Infantil, com atendimento em berçário e creche, na faixa etária de 06 meses a,05 anos idade;

- Educar as crianças com programação integrada de lazer, esporte, convivência e bem estar em vista da socialização e desenvolvimento dos dons, habilidades e integração social;

- Promover a educação fundada nos princípios evangélicos cristãos de justiça, solidariedade, paz e assim como direito a proteção, a saúde, à liberdade, o respeito, a confiança, à dignidade, e a interação com outras crianças.

- Promover ações de proteção e promoção da família;

- Promover encontros Intergeracionais de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;

- Ajudar a criança a se preparar para o ensino formal, oferecendo-lhe atividades próprias ao desenvolvimento dos aspectos: Sócio-Cultural, Cognitivo, Psicológico, Afetivo-Emocional e Biológico.

- Construir novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta.

- A Casa da Criança tem como missão educar a criança, para a vivência dos valores que dão sentido à existência: Bondade ( Ética), Beleza (Estetica), Justiça, Solidariedade e Paz, considerando os princípios filosóficos , psicopedagógicos e os Parâmetros Curriculares Nacionais.

- A Casa da Criança “Pão de Santo Antônio”, de acordo com sua finalidade estatutária e buscando atender as necessidades da comunidade local, oferece o serviço de convivência e educação Infantil, visando prestar assistência de forma integral às crianças, para que as mesmas possam desenvolver suas habilidades num clima sadio e harmonioso como se fosse uma continuação do seu próprio Lar. Esta assistência e educação partirão das necessidades e interesses de cada criança respeitando assim sua própria identidade sócio-cultural.

Para mostrar o desenvolvimento das crianças o Serviço de Convivência/escola procuram organizar eventos para as famílias, como festa onde as crianças apresentam números artísticos, acerca de temas relativos às “Datas Comemorativas”. Ou realizam reuniões pedagógicas onde entregam aos pais os “trabalhinhos” das crianças.

Nossa missão é também promover uma educação fundamentada em valores cristãos, contribuindo para a formação da pessoa humana inovadora, por ter profissionais competentes aprimorando a qualidade nas relações das pessoas, comprometendo-se com a crescente transformação da sociedade.

III- OBJETIVOS E ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO OFERECIDO:

O Serviço de Convivência/Educação Infantil, conforme a Proposta Pedagógica da Casa da Criança “Pão de Santo Antônio” As orientações pedagógicas visam contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidades, em observância ao desenvolvimento integral das crianças para o exercício da cidadania, propondo como competências, para o alcance desses objetivos, abaixo:

-Conhecimento do próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, valorizando os cuidados com a própria saúde, as relações sociais, respeitando o meio ambiente e a diversidade, tornando-se consciente de seus direitos e deveres.

-Percepção de si como pessoa única, inserida num grupo social, capaz de relacionar-se com outras pessoas, tendo uma imagem positiva de si, sabendo expressar seus desejos e suas necessidades, tomando decisões, dentro de suas possibilidades, contribuindo assim para o desenvolvimento de sua autonomia.

-Produção e apreciação da arte como forma de expressão, desenvolvendo o gosto, o cuidado, o respeito e a valorização pela sua própria produção, pela produção dos colegas, de diferentes artistas, gêneros, estilos e épocas.

-Compreensão das relações estabelecidas entre os sons da fala e os códigos lingüísticos, entendendo a escrita como forma de expressão e registro e a leitura como instrumento para ampliar a visão de mundo.

-Conhecimento e desenvolvimento dos conceitos de números, espaço e forma, grandezas e medidas, com a finalidade de solucionar situações do cotidiano, por meio da resolução de problemas.

- Faz-se necessário o conhecimento e a compreensão de concepções acerca da criança, do educar, do cuidar, do brincar, do respeito á diversidade, do letramento e do perfil do profissional que atua nessa faixa etária, afim de que possam contribuir para uma prática pedagógica de qualidade.

(...) um ser humano completo, integrando as dimensões afetiva, intelectual, física, moral e social, que, embora em processo de desenvolvimento e, portanto, dependente do adulto para sua sobrevivência e crescimento, não é apenas um “vir a se”, como um ser ativo e capaz, impulsionado pela motivação de ampliar seus conhecimentos e experiências e de alcançar progressivos graus de autonomia frente ás condições de seu meio; com um sujeito social e histórico, que é marcado pelo meio em que se desenvolve, mas que também o marca> (MEC,1998b,p.8).l
CRECHE: BERÇÁRIO I e II, MATERNAL I e II.

-Proporcionar à criança um ambiente acolhedor e calmo que permita a descoberta do amor, através da segurança que lhe é transmitida;

-Estimular harmonicamente os aspectos físicos, psíquicossociais do bebê, respeitando sua maturidade emocional.

- Estimular a psicomotricidade da criança através do corpo e do movimento.

-Desenvolver atividades trabalhando os Eixos; Movimento, artes Visuais, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Pensamento Lógico matemático.

-Proporcionar à criança um ambiente acolhedor e calmo que permita a descoberta do amor, através da segurança que lhe é transmitida;

-Promover a socialização e enriquecimento de experiências que facilitam a adaptação da criança à escola e à família;

-Estimular a criança a realizar tudo que estiver dentro de suas possibilidades e potencialidades, a fim de obter a necessária segurança e independência.

PRÉ-ESCOLA: JARDIM I e II:
-Oferecer atividades para o desenvolvimento dos aspectos: Sócio-Cultural, Cognitivo, Psicológico, Intelectual, Afetivo-Emocional e Biológico;

-Enriquecer as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos.

-Explorar as Artes Visuais possibilitando e objetivando suas próprias visões e suas divagações.

- Favorecer a utilização da musicalidade fazendo a vinculação entre sensações, prazer, ritmo, som e o silêncio.

-Ampliar o desenvolvimento da construção da linguagem seja oral ou escrita e comunicação, expressão, o acesso ao mundo letrado de forma gradativa que possa desenvolver: falar, escutar, ler e escrever.

-Trabalhar Natureza e Sociedade de forma integrada com temas relacionados ao mundo social e natural respeitando a diversidade de realidades sociais, culturais, geográficas, históricas e difundir estereótipos culturais.

-Desenvolver o pensamento lógico matemático na vida das crianças, não se limitando apenas em preparar para o aprendizado de matemática no Ensino Fundamental.

- Vivenciar e manipular material concreto para o desenvolvimento da estruturação do pensamento lógico.

- Proporcionar à criança oportunidades de desenvolver suas aptidões e habilidades, atendendo aos diferentes estágios de seu desenvolvimento.

-Promover a construção da identidade, autonomia e interação e ampliação progressiva e socialização da criança no meio social, familiar e escolar.

AOS PAIS:
-Despertar o interesse de participação na vida escolar de seu filho;

-Mostrar a importância do trabalho integrado: Família-Escola;

-Fazer com que os pais assumam também o seu papel de educar dando continuidade ao trabalho da Creche-Escola;

AO PESSOAL DO TRABALHO:
- Mostrar a importância de se dedicar com empenho humano, cristão e indiretamente;

-Atender em primeiro plano a formação integral da criança dentro de suas possibilidades;

-Educar pelo testemunho de sua personalidade coerente com valores do reino;

-Colaborar com o Serviço de Convivência/Escola na realização de seus objetivos;

- Atualizar seus processos pedagógicos para uma atuação eficiente e segura;

-Estar sempre convicto de que o alicerce de toda obra assistencial e educativa é o AMOR.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR:

O Serviço de Convivência/Escola da Casa da Criança “Pão de Santo Antônio”, está assim estruturada:

CRECHE:
-BERÇARIO I: Crianças de 4 (quatro) meses completos ou a completar até 31/03 a 11(onze) meses completos ou a completar até 31/03.

-BERÇARIO II: Crianças de 12 (doze) meses completos ou a completar até 31/03 a 23 (vinte e três) meses completos ou a completar até 31/03.

-MATERNAL I: Crianças de 02 (dois) anos completos ou a completar até 31/03.

-MATERNAL II: Crianças de 03 (três) anos completos ou a completar até 31/03.

>PRÉ-ESCOLA:
- 1º Período I: Para crianças de 4 (quatro) anos completos ou a completar até 31/03.

-2º Período II: Para crianças de 5 (cinco) anos completos ou a completar até 31/03.

As tarefas oferecidas às crianças do Berçário, do Maternal e pré-escola são de grande importância para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, principal as brincadeiras. Neste momento elas têm de aprender a brincar com outras, respeitar limites, controlar a agressividade, relacionar-se com adultos e aprender sobre si mesma e seus colegas, tarefas estas de natureza emocional. O fundamental para as crianças menores de seis anos é que elas se sintam importantes, livres e queridas..

Todas as atividades curriculares são apresentadas de forma planejada e didática, no qual se prevê desenvolvimento de atividades em consonância com as etapas evolutivas da criança. É oferecido o conhecimento progressivo de si mesmo, de potencialidades e limites, nas dimensões físicas, psíquicas e espirituais..

Trabalha-se com a criança num sadio e construtivo relacionamento com Deus, com o meio ambiente e com os outros, ajudando-os a cultivar valores como o amor, a justiça e a solidariedade. Somente no equilíbrio destas dimensões humanas é possível proporcionar às crianças condições básicas que se tornem pessoas íntegras e conscientes de seus valores..

A organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil em nossa escola é orientada pelo princípio básico de procurar proporcionar, à criança, o desenvolvimento de sua autonomia, isto é, a capacidade de construir as suas próprias regras e meios de ação, que sejam flexíveis e possam ser negociadas com outras pessoas, sejam elas adultas ou crianças. Obviamente, esta construção não se esgota no período do 0 a 6 anos de idade, devido às próprias características do desenvolvimento infantil. Mas tal construção necessita ser iniciada na Educação Infantil..

A Educação infantil, como primeira etapa da Educação básica, tem a primazia dos momentos livres para brincar, estabelecer elos afetivos, indispensáveis na reestruturação da personalidade sadia e feliz. Daí a adesão aos princípios do Referencial Curricular Nacional para a educação Infantil..

Para que possamos conseguir o desenvolvimento integral e a construção da autonomia da criança, precisamos proporcionar-lhe situações em que ela possa vivenciar as mais diversas experiências, fazer escolhas, tomar decisões, socializar, conquistas e fazer descobertas..

Trata-se de uma organização do trabalho pedagógico em que o adulto/educador e as crianças têm ambos, papéis ativos.

O ambiente da sala de aula, o estar juntos favorece a sociabilidade, o domínio do conhecimento que a criança tem de si mesma e de sua relação com o outro.

Na matemática, os conceitos de qualidade, agrupamentos, separação e duplicação são trabalhados com material concreto que favoreça a construção do conhecimento.

Na língua escrita podemos diversificar a criatividade da criança levando-a a expressar-se adequadamente. A escrita é um produto cultural adquirido por meio da relação ensino-aprendizagem.

Para o desenvolvimento da expressão oral, são aplicados recursos de comunicação que exploram as técnicas de dramatização, cenários de relação grupal, além do uso de materiais concretos que possibilitam à criança utilizar a verbalização de forma correta.

A música é adotada como estratégia para favorecer o processo ensino aprendizagem.

Todas as atividades e principalmente atividades artísticas desenvolvidas na escola tem como objetivo fazer crescer a integração Escola-família.

IV- OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO E ENSINO E METODOLOGIA ADOTADA.
A metodologia adotada favorece o desenvolvimento das atividades previstas no Planejamento de Ensino da professora o qual é ministrado de acordo com a faixa etária da criança, e é sempre pautada pelo respeito à criança. Esta é tratada como indivíduo livre, pensa, capaz, potente, criativo, crítico, descobridor de seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo valores, interagindo em seu meio ambiente e modificando-o. Assim nesta linha progressista, a criança alcança a liberdade e o respeito do outro e se percebe um ser social, seguro e íntegro perante seu grupo. Objetivos a serem alcançados em cada etapa.


HABILIDADES E PROCEDIMENTOS
BERÇARIO ICrianças de 4 (quatro) meses completos ou a completar até 31/03 a 11(onze) meses completos ou a completar até 31/03.

-Desenvolvimento da percepção e dos movimentos;

-Participar igualmente meninos e meninas de brincadeiras de futebol, casinha, corda, dança, evitando o surgimento de conceitos estereotipados.

-Controlar progressivamente suas necessidades fisiológicas (esfincterianas, alimentares etc.)

-Valorizar e respeitar e cultura de seu grupo de origem e de outros grupos.

-Utilizar as diferentes linguagens no faz de conta, enriquecendo assim sua identidade.

-Conhecer as manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, de respeito e de participação, valorizando a diversidade.

-Reconhecimento de tudo que a cerca;

-Participar da realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros e com a natureza;

-Confeccionar o livro da vida com temas e assuntos que retratem sua personalidade, gostos, fotos, marcas etc.

-Brincar com fantoches, representando sua historia e expressando seus sentimentos;

-Desenvolvimento psicomotor;

-Estimulação corporal e verbal;

-Evolução da linguagem;

-Responder aos estímulos que lhe são proporcionados;

-Desenvolvimento da coordenação motora ampla;

BERÇARIO II:Crianças de 12 (doze) meses completos ou a completar até 31/03 a 23 (vinte e três) meses completos ou a completar até 31/03.

-Reconhecer o outro como seu irmão;

-Crescer na solidariedade;

-Controlar progressivamente suas necessidades fisiológicas (esfincterianas, alimentares etc.)

-Valorizar e respeitar e cultura de seu grupo de origem e de outros grupos.

-Utilizar as diferentes linguagens no faz de conta, enriquecendo assim sua identidade.

-Conhecer as manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, de respeito e de participação, valorizando a diversidade.

-Participar da realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros e com a natureza;

-Confeccionar o livro da vida com temas e assuntos que retratem sua personalidade, gostos, fotos, marcas etc.

-Brincar com fantoches, representando sua historia e expressando seus sentimentos;

-Conhecer-se a si mesmo e ao ambiente que a cerca;

-Desenvolvimento psicomotor; - Aperfeiçoar a percepção visual, auditiva, tátil, gustativa e olfativa;

-Participar de atividades coletivas, que possibilitem o diálogo, a partilha e a ajuda mútua, por meio de brincadeira se/ou manipulação dos brinquedos;

-Desenvolvimento da coordenação motora ampla.

MATERNAL I: Crianças de 02 (dois) anos completos ou a completar até 31/03.
-Valorizar o diálogo como forma de lidar com os conflitos;

-Participar de atividades coletivas, que possibilitem o diálogo, a partilha e a ajuda mútua, por meio de brincadeira se/ou manipulação dos brinquedos;

-Identificar e respeitar características próprias e das pessoas com as quais convive;

-Controlar progressivamente suas necessidades fisiológicas (esfincterianas, alimentares etc.)

-Valorizar e respeitar e cultura de seu grupo de origem e de outros grupos.

-Utilizar as diferentes linguagens no faz de conta, enriquecendo assim sua identidade.

-Conhecer as manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, de respeito e de participação, valorizando a diversidade.

-Ampliar as relações sociais, desenvolvendo o autoconceito positivo.

-Vivenciar, por meio de dramatização, situações do cotidiano.

-Participar igualmente meninos e meninas de brincadeiras de futebol, casinha, corda, dança, evitando o surgimento de conceitos estereotipados.

-Desenvolvimento sensório-psico-motor;

-Descoberta do outro e do trabalho em equipe;

-Desenvolvimento da linguagem e da comunicação com os outros e com a natureza;

-Participar da realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros e com a natureza;

-Confeccionar o livro da vida com temas e assuntos que retratem sua personalidade, gostos, fotos, marcas etc.

-Brincar com fantoches, representando sua historia e expressando seus sentimentos;

-Realizar atividades prescritas no Planejamento de ensino de acordo com suas possibilidades (vogais, alguns) números, cores, formas e tamanhos etc.);

-Obter necessária segurança e independência;

-Desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina;

-Criar hábitos de higiene e alimentação.

MATERNAL II: Crianças de 03 (três) anos completos ou a completar até 31/03.
-Desenvolvimento sensório-psico-motor;

-Participar de atividades coletivas, que possibilitem o diálogo, a partilha e a ajuda mútua, por meio de brincadeira se/ou manipulação dos brinquedos;

-Identificar e respeitar características próprias e das pessoas com as quais convive;

-Controlar progressivamente suas necessidades fisiológicas (esfincterianas, alimentares etc.)

-Valorizar e respeitar e cultura de seu grupo de origem e de outros grupos.

-Utilizar as diferentes linguagens no faz de conta, enriquecendo assim sua identidade.

-Conhecer as manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, de respeito e de participação, valorizando a diversidade.

-Ampliar as relações sociais, desenvolvendo o autoconceito positivo.

-Vivenciar, por meio de dramatização, situações do cotidiano.

-Participar igualmente meninos e meninas de brincadeiras de futebol, casinha, corda, dança, evitando o surgimento de conceitos estereotipados.

-Descoberta Participar da realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros e com a natureza;

-Confeccionar o livro da vida com temas e assuntos que retratem sua personalidade, gostos, fotos, marcas etc.

-Brincar com fantoches, representando sua historia e expressando seus sentimentos;

-do outro e do trabalho em equipe;

-Desenvolvimento da linguagem e da comunicação com os outros e com a natureza;

-Realizar atividades prescritas no Planejamento de ensino de acordo com suas possibilidades (vogais, alguns) números, cores, formas e tamanhos etc.);

-Obter necessária segurança e independência;

-Desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina;

-Criar hábitos de higiene e alimentação.

PRÉ-ESCOLA
1º Período I: Para crianças de 4 (quatro) anos completos ou a completar até 31/03.
-Desenvolvimento sócio-cultural, cognitivo, psicológico, afetivo, emocional e biológico;

-Participar de atividades coletivas, que possibilitem o diálogo, a partilha e a ajuda mútua, por meio de brincadeira se/ou manipulação dos brinquedos;

-Identificar e respeitar características próprias e das pessoas com as quais convive;

-Participar da realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros e com a natureza;

-Confeccionar o livro da vida com temas e assuntos que retratem sua personalidade, gostos, fotos, marcas etc.

-Brincar com fantoches, representando sua historia e expressando seus sentimentos;

-Controlar progressivamente suas necessidades fisiológicas (esfincterianas, alimentares etc.)

-Valorizar e respeitar e cultura de seu grupo de origem e de outros grupos.

-Utilizar as diferentes linguagens no faz de conta, enriquecendo assim sua identidade.

-Conhecer as manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, de respeito e de participação, valorizando a diversidade.

-Ampliar as relações sociais, desenvolvendo o autoconceito positivo.

-Vivenciar, por meio de dramatização, situações do cotidiano.

-Participar igualmente meninos e meninas de brincadeiras de futebol, casinha, corda, dança, evitando o surgimento de conceitos estereotipados.

-Desenvolvimento das aptidões e habilidades;

-Saber trabalhar em grupo;

-Desenvolvimento de conceitos matemáticos, encontros vocálicos e numerais;

-Desenvolvimento da criatividade e conquista da autonomia;

-Criar hábitos de higiene e alimentação;

-Ampliar o vocabulário.

2º Período II: Para crianças de 5 (cinco) anos completos ou a completar até 31/03.
-Desenvolvimento psico-motor;

-Participar de atividades coletivas, que possibilitem o diálogo, a partilha e a ajuda mútua, por meio de brincadeira se/ou manipulação dos brinquedos;

-Identificar e respeitar características próprias e das pessoas com as quais convive;

-Controlar progressivamente suas necessidades fisiológicas (esfincterianas, alimentares etc.)

-Valorizar e respeitar e cultura de seu grupo de origem e de outros grupos.

-Utilizar as diferentes linguagens no faz de conta, enriquecendo assim sua identidade.

-Conhecer as manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, de respeito e de participação, valorizando a diversidade.

-Participar da realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros e com a natureza;

-Confeccionar o livro da vida com temas e assuntos que retratem sua personalidade, gostos, fotos, marcas etc.

-Brincar com fantoches, representando sua historia e expressando seus sentimentos;

-Ampliar as relações sociais, desenvolvendo o autoconceito positivo.

-Vivenciar, por meio de dramatização, situações do cotidiano.

-Participar igualmente meninos e meninas de brincadeiras de futebol, casinha, corda, dança, evitando o surgimento de conceitos estereotipados.

-Desenvolvimento da linguagem e comunicação;

-Reconhecimento das consoantes;

-Conhecimento dos conceitos matemáticos;

-Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático;

-Crescimento no aspecto afetivo-emocional através da socialização;

-Desenvolvimento da coordenação do movimento e agilidade, destreza resistência e flexibilidade;

-Reconhecimento do tempo, estações do ano, meses, semanas, dias e ano.

V-PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E SUA EXECUÇÃO.
A Casa da Criança “Pão de Santo Antônio” visa o desenvolvimento global e harmônico da criança de acordo com as suas necessidades físicas e psicológicas. Estimula sua criatividade e a conquista de sua autonomia. A avaliação consiste em uma análise diária do desempenho da criança e de aspectos característicos de seu processo de aprendizagem em cada uma das áreas da programação adotada, respeitando o desenvolvimento de cada faixa etária.

Bimestralmente é elaborado um relatório de cada criança, que retrata sua evolução, onde contempla os vários aspectos do desenvolvimento humano, através dos mais variados instrumentos,(registros,fotografias,desenhos,etc) e envolve nos interessados no processo para a tomada de consciência dos resultados das ações programadas. Sendo assim vista como um elemento do processo ensino-aprendizagem da maior importância se a opção é pela aferição das aprendizagens, das estratégias mentais do ato de aprender, da formação geral da criança e dos processos criativos, afim de que os dados, através dela recolhidos, possam retratar a situação da criança, do nosso próprio trabalho e da instituição e para que, com mais segurança, possamos tomar as decisões devidas em tempo hábil.

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